terça-feira, 5 de maio de 2009


A Rádio tem vantagens e desvantagens em relação aos seus principais concorrentes (jornal, TV, internet, revistas, etc).

Este meio de comunicação possui características próprias:


 LINGUAGEM ORAL
O rádio é falada,sendo necessário apenas “ouvir”
Vantagem em relação aos impressos: não é importante que o ouvinte seja alfabetizado.


 COBERTURA
Levando-se em consideração o aspecto geográfico, a rádio chega aos pontos mais remotos do País. Exige-se menos complexidade técnica (rádio de pilha), tem alcance universal


 MOBILIDADE
Emissor - sendo menos complexo tecnicamente, a rádio está presente com maior facilidade em qualquer situação. É mais rápido que a TV e que os impressos.
A Rádio não requer aparato para transmitir (TV) e não precisa de distribuição (Jornal).

Receptor – O ouvinte pode “receber” as informações em qualquer tempo e lugar: Casa, carro, caminhando, trabalhando. Elimina-se o intervalo de audiência na locomoção de um lugar para outro. Pelo tamanho também é possível ouvir rádio nos lugares mais incomuns.

 BAIXO CUSTO
Em termos financeiros, se comparado á TV e aos jornais, o aparelho de rádio é barato.
Qualquer pessoa pode comprar um rádio, mas poucas pessoas podem comprar jornal diariamente.
A programação também é gratuita e mais popular que a TV


 IMEDIATISMO E INSTANTANEIDADE
Na rádio, os factos podem ser transmitidos no momento em que ocorrem.
TV – precisa de aparato técnico, de profissionais, etc;
No Jornal – apura-se as informações. É necessário redigir na redacção, diagramar, imprimir, distribuir e chega no dia seguinte;
No caso da instantaneidade, o receptor (ouvinte) precisa estar atento no momento em que a mensagem é emitida, por isso tem desvantagem em relação á TV (que a gente pode gravar) e ao Jornal (que a gente pode ler quando estiver mais tranquilo) .


 SENSORIALIDADE
É um diálogo mental com o ouvinte (receptor).
A rádio desperta a imaginação através de palavras e sons. A TV até permite a imagem e limita a percepção do receptor. Os veículos impressos (jornais e revistas) são mais frios pois a leitura é uma decodificação racional e sem envolvimentos criados pela presença da voz.

 AUTONOMIA
A rádio é livre de fios e tomadas (graças ao transistor)

Sem comentários:

Enviar um comentário